1 2 3    A N O S    A    C R I A R    L A Ç O S

 

A Academia Musical 1º de Junho de 1893, também conhecida por Academia do Lumiar, foi fundada no final do Século XIX e fica situada na Freguesia do Lumiar; nessa altura, era um local algo longínquo do centro urbano da cidade de Lisboa, tratava-se de uma zona de quintas, com uma densidade populacional que não se compara com a dos nossos dias. Dadas as dificuldades de transporte da época, a Academia era o ponto de encontro e de diversão das famílias da freguesia.

A Colectividade teve como motivo fundacional a prática musical, mais precisamente, o desenvolvimento de uma Banda Filarmónica. Tal como era costume na época, a Colectividade incorporou no seu nome o dia da estreia da sua Banda Filarmónica, o dia 1 de Junho de 1893, data em que se apresentou no pátio dos Condes de Penafiel, no Lumiar.

Desde essa data a Banda Filarmónica da Academia abrilhantou inúmeros eventos realizados na área geográfica circundante, quer fossem de organização própria, quer em colaboração com outras entidades vizinhas.

Entretanto, a sua actividade foi-se diversificando de tal forma que hoje o leque ao dispor daqueles que procuram a Academia para ser satisfazer necessidades nos campos da Cultura, do Desporto e do Recreio é muito vasto.

Na área cultural destacamos a Música (Piano, Guitarra, Banda Filarmónica e Coro), o Teatro, a Dança (Ritmos Latinos e Africanos) e a Marcha Popular, actividade em que a Academia assume a representação da Freguesia do Lumiar no Concurso de Marchas Populares de Lisboa.

No que diz respeito ao desporto na Academia, pratica-se Basquetebol, Corrida, Ténis de Mesa, Xadrez, Ginástica e Karaté.

Para além da componente recreativa que todas as actividades acima indicadas encerram, na Academia podem ainda praticar-se Jogos de Mesa (Cartas, Domino, Damas), Bilhar, participar em diversos eventos festivos ou, simplesmente, trocar dois dedos de conversa enquanto se toma uma bebida.

A Academia do Lumiar entrou no Século XXI cheia de projectos, de vontade de chegar a mais, e mais, pessoas e de prosseguir aquele que é o seu principal fim: ajudar as pessoas a criar laços.

É o que fazemos há mais de 120 anos e acreditamos poder continuar a fazer por muitos mais.

© 2016 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Manelia